Antes de fazer as malas, é importante conferir se o seu carro está com tudo certo para pegar a estrada, afinal, um problema mecânico pode estragar a sua viagem, além de significar um risco para você, sua família e demais pessoas que trafegam nas vias.
Muitas pessoas têm essa informação em mente, mas não sabem como revisar o carro antes de viajar, nem quais são os aspectos que devem ser avaliados durante a revisão. Por isso, separamos alguns cuidados imprescindíveis para quem vai viajar em automóvel, principalmente para longas distâncias. Confira!
Faça a revisão com profissionais capacitados
Um erro comum é pensar que a revisão pode ser feita pelo próprio condutor quando esse motorista não está capacitado para avaliar todas as condições do veículo antes de viajar.
Por isso, sempre é indicado levar o seu carro para fazer a revisão em uma oficina mecânica especializada ou de sua confiança. Esse gasto não deve ser encarado como um desperdício de dinheiro, mas, sim, como um investimento.
Se você viajar sem passar pela revisão de um mecânico, poderá gastar MUITO mais por inconvenientes na estrada. Pense nisso!
Confira o óleo e a água
Verificar se já é hora de trocar o óleo do seu automóvel é um fator básico nas revisões antes de viajar. Caso contrário, podem acontecer problemas no motor. Além disso, deixar para trocar o óleo quando já estiver viajando nem sempre é a melhor ideia, já que os preços podem ser mais altos e você pode perder tempo na sua viagem.
Outro aspecto que deve ser bem avaliado é a água ou o líquido de arrefecimento. Esse item é bem fácil de resolver (especialmente se o seu carro usa a água), mas, se passa em branco na revisão e não é avaliado, também pode trazer complicações mecânicas.
Verifique o sistema de freios e de direção
Quando pensamos em segurança, talvez um dos primeiros itens do automóvel que nos vem à mente é o sistema de freios. Na revisão, peça para o seu mecânico conferir se esse sistema está funcionando como deveria. Dessa forma, você evita situações perigosas e dores de cabeça desnecessárias.
Da mesma forma, é importante dedicar um tempo para identificar problemas no sistema de direção. Quando aparecem, podem demorar um tempo para serem resolvidos, atrapalhando bastante os planos dos viajantes.
Revise os pneus e os estepes
Os pneus e os estepes devem estar em boas condições, calibrados e sem muito desgaste. Os famosos “pneus carecas” trazem riscos para a segurança no trânsito, já que perdem os sulcos da banda de rodagem, perdendo também a função de aumentar a aderência entre o pneu e a pista, o que evita derrapagens.
Com o tempo de uso e o desgaste natural, a banda de rodagem vai ficando cada vez mais lisa. Antes de viajar, confira como está o estado dos pneus do seu carro e, se necessário, substitua-os por pneus novos.
Confira o funcionamento das luzes
A parte elétrica, principalmente as luzes, é um fator que deve ser levado em consideração na hora de revisar o seu automóvel. Confira se o painel está acendendo normalmente e verifique se os faróis estão em bom funcionamento.
Dessa forma, você evita situações de perigo, como dirigir à noite sem as luzes, por exemplo, e também problemas burocráticos, como ser penalizado com multas por dirigir sem faróis acesos.
Revisar o seu carro periodicamente e, principalmente, antes de uma viagem, é uma das diretrizes da direção defensiva para aumentar a segurança no trânsito.
Não se esqueça de checar a bateria
Imagine a grande decepção que é estar com as malas prontas e tudo preparado para sair e, ao tentar ligar o carro, perceber que a bateria está descarregada. Para evitar constrangimentos assim, peça ao seu mecânico que cheque a bateria, verificando se está carregada e se os terminais estão limpos e em boas condições. Caso os terminais estejam corroídos ou sujos, providencie a limpeza ou a troca.
É importante lembrar que o CTB, especificamente em seu Artigo 230, estabelece que dirigir automóveis em mau estado de conservação é uma infração de trânsito e, como tal, gera penalidades. Confira o que diz o Código:
“Conduzir o veículo:
(…) em mau estado de conservação, comprometendo a segurança, ou reprovado na avaliação de inspeção de segurança e de emissão de poluentes e ruído, prevista no art. 104;
Infração – grave;
Penalidade – multa;
Medida administrativa – retenção do veículo para regularização”. (Art. 230, XVIII).