Muitas pessoas pesquisam na internet sobre como tirar insulfilm dos vidros e isso ocorre por várias razões. A mais comum é a necessidade de troca, pois a película desbotou com o tempo e criou um aspecto estético negativo nos vidros.
Isso ocorre com insulfilmes tintados que representam o que há de pior em termos de qualidade, pois tais películas apenas escurecem os vidros, sem oferecer nenhum tipo de proteção contra os raios solares.
O resultado é que em poucos meses ela se torna mais clara, assumindo um tom roxo. Por este motivo, as pessoas optam pela remoção da película dos vidros para substituição.
Películas enrugadas, riscadas, ressecadas, com padrão de cor alterado e descolando estão entre os principais motivos das buscas sobre como tirar insulfilm dos vidros, pois ainda atrapalham a visão através do vidro.
Outro motivo para tirar insulfilm do vidro é uma nova decoração de um ambiente ou para colocar uma película de performance que oferece, além da estética, os benefícios da proteção solar com durabilidade de muitos anos.
Outro motivo, apesar de não ser tão comum, é a retirada da película do vidro automotivo devido à fiscalização do agente de trânsito.
Em caso de película irregular, além de multa, deve-se remover do vidro no momento da lavratura do auto de infração de trânsito.
Note, porém que tão infração só é válida em caso de utilização de um luxímetro aferido pelo Inmetro.
Como tirar insulfilm do vidro
Tendo explicado isso, o insulfilm pode ser removido dos vidros nesses casos, porém são necessários os procedimentos adequados para que a remoção seja total, sem deixar resquícios de cola, arranhões e sem danos á transparência original dos vidros automotivos ou vidros dos ambientes arquitetônicos.
Caso o insulfilm seja removido, mas a cola ainda permaneça, com o passar do tempo, muita sujeira irá aderir aos vidros, dando um aspecto ainda pior do que com a película deteriorada, além de acumular mais sujeira, podendo danificar o vidro.
Determinados métodos são mais recomendados para a remoção de insulfilm velho dos vidros. Porém existem duas situações que devem ser consideradas neste momento. Há vidros comuns e vidros com desembaçador.
Existem métodos utilizados por profissionais que permitem que o desembaçador não seja prejudicado e fique intacto e métodos caseiros que podem por em risco o desembaçador dos vidros.
Alguns profissionais dizem que quanto mais antigo o insulfilm no vidro, maior será o trabalho demandado na sua remoção e com mais risco ao vidro.
Em uma loja especializada em remoção ou aplicação de insulfilm, o tempo médio de remoção fica em torno de 40 minutos, mas devido ao ressecamento da película, pode levar quase duas horas.
Removendo Insulfilm com ar quente
Este é um método usado por profissionais que aplicam a película. A remoção por meio do ar quente amolece a película aderida ao vidro, fazendo com que a remoção seja mais facilmente realizada da superfície do vidro. Nesse processo é utilizado um secador de cabelo ou um aparelho de jato de ar quente.
O ar quente é direcionado sobre a película no vidro e removendo pelos cantos cuidadosamente, puxando lentamente o insulfilm com paciência.
Caso o insulfilm rasgue, reinicie o processo das pontas e puxe em diagonal até à completa remoção.
Removendo insulfilm com lâmina e ar quente
Algumas pessoas também fazem uso de “gilletes” ou lâminas de barbear ou ainda raspadores para tirar as películas mais antigas ou ressecadas aliado ao ar quente que precisa estar sendo constantemente direcionado. Um cuidado adicional deve ser adotado de modo que a lâmina não arranhe o vidro.
A raspagem é sempre acompanhada do jato de ar quente de forma a amolecer a cola que faz a película estar aderida ao vidro. Este método requer a experiência de um profissional para que o desembaçador não seja perdido e seis filamentos térmicos sejam danificados.
Retirando insulfilm do vidro com saco de lixo
Este meio caracteriza-se como um procedimento caseiro, não utilizado por profissionais.
Neste processo, faz-se uso de lâmina ou raspador de vidro, podendo ser também um rodo aliado a um borrifador, detergente neutro, estilete e saco de lixo de 100 litros, limpa-vidros, pano seco e esponja de bronze.
A remoção começa com o borrifamento de limpa-vidros na superfície da película, protegendo o revestimento das portas ou painel com pano ou jornal.
A aplicação deve ser constante a fim de que o produto químico composto por amônia descole a película.
Do lado externo do vidro cola-se um saco de lixo com água de modo que crie um efeito de abafador, elevando a temperatura e o feito do limpador de vidros amolece a cola.
No interior, permanece o borrifamento para amolecer a cola. Após isso, deixar sob o sol por uma hora, deixando o limpa-vidros umedecido.
Após essa etapa, remova o saco de lixo e corte a ponta do insulfilm com estilete e puxe vagarosamente com as duas mãos em diagonal.
Retirando a cola do insulfilm
O resíduo de cola que permanece no vidro pode ser removido com ar quente e detergente neutro ou sabão neutro líquido usando um pano ou esponja.
A cola mais resistente pode ser removida com o raspador.