Películas reduzem o brilho excessivo de um ambiente

A luz natural é algo enriquecedor para um ambiente. Além de contribuir para o bem-estar das pessoas que aí vivem ou trabalham, significa, ao mesmo tempo, uma economia de energia elétrica, não é verdade?

Mas o que fazer quando o ambiente é excessivamente iluminado? Existem alternativas que propiciem um ambiente sem brilho excessivo, mas com entrada de luz? A resposta é sim! Como? Aplicando películas de alta performance nos vidros!

As películas de alta performance conseguem reduzir o brilho excessivo em ambientes, além de exercer um forte controle da entrada de raios ultravioleta e de calor. Ou seja: o que se garante são ambientes iluminados, equilibrados termicamente, sem brilho excessivo e sem os riscos da exposição ultravioleta.

Neste artigo, explicamos um pouco melhor sobre as películas e como elas reduzem o brilho excessivo em espaços onde são aplicadas. Confira!

Cortinas ou películas: qual é a melhor opção?

O brilho excessivo é um grande problema, tanto em residências como em edifícios comercias, nos quais o uso de computadores e projetores é ainda maior. Quando há excesso de brilho, existe uma forte dificuldade em enxergar os monitores, o que prejudica o rendimento e até mesmo a saúde de colaboradores de uma empresa ou negócio.

E, disso, vem a pergunta: nesses casos, é melhor instalar películas nos vidros ou usar as tradicionais cortinas?

Para responder a essa pergunta, temos que levar em consideração que o uso de cortinas significa interromper a entrada de luz visível em grande parte do ambiente. Com isso, a fim de evitar que fique escuro, será necessário usar luz artificial, gastando muito mais energia elétrica no período diurno. As cortinas também significam a perda da vista, limitando – e muito – o ambiente.

E as películas? Muitos associam as películas para vidros àquelas blackout, nas quais há uma perda quase total da entrada de luz visível. Por muito tempo, essas foram, de fato, algumas das películas mais utilizadas contra o excesso de brilho.

Hoje, no entanto, com o aperfeiçoamento das técnicas de fabricação e instalação das películas, é possível conseguir o mesmo efeito, sem impactar na luz visível. Em outras palavras, é possível que películas com altos níveis de transparência reduzam o brilho excessivo. E mais: atuam contra a entrada de raios ultravioleta e de calor.

Como isso é possível? As películas conseguem dissipar a luz natural de um ambiente de uma forma mais uniforme, evitando, assim, o cansaço visual de colaboradores, prezando pela vista e pela proteção contra raios ultravioleta, que são danosos para pessoas e objetos.

Quais tipos de películas posso instalar em meu ambiente com excesso de brilho?

Já vimos que as películas blackout (com um forte efeito escurecido) não são a única opção para diminuir o brilho excessivo em ambientes, correto? Se bem é verdade que esse tipo de película ainda é bastante procurado, especialmente para locais onde há projeção de vídeos, por exemplo, existem outras opções. Vejamos algumas:

– Películas transparentes: As películas transparentes não interferem em nada na entrada de luz visível. Ou seja: conseguem reduzir o brilho excessivo, mantendo o ambiente iluminado como antes. Mesmo sendo transparentes, elas atuam de forma muito eficaz no controle da entrada de raios UV e de calor.

– Películas refletivas: Essa película garante privacidade para o ambiente, sem que haja perda da entrada de luz (como no uso de cortinas). Funcionando como espelhos, impedem que, externamente, se possa ver o interior do ambiente, mas de uma forma que, do interior, a vista externa continue a mesma. Também pelo seu comportamento refletivo, são ótimas para equilibrar a temperatura interna, bloqueando significativamente a entrada de calor.

– Película de espelho cromado: Muito utilizadas em edifícios comerciais, essas películas oferecem 99% de bloqueio da entrada de raios UV e uma forte atuação no controle de calor. São construídas por um processo de metalização a vapor, têm alumínio em sua composição, o que dá essa aparência prateada/espelhada. Justamente pela sua composição, são ótimos equilibrantes térmicos, garantindo um ambiente com menos entrada de calor e de raios UV, além de uma superfície externa com aparência espelhada.

Películas para fachadas externas: Pensadas para esse tipo de superfície, as películas para fachadas são altamente resistentes. Por existirem em uma diversidade de tipos, cada uma traz uma determinada vantagem, seja ela o ganho de luz visível e/ou a retenção do calor. Algumas linhas são a Silver 20 Ex, a Infinity 20 Ex e a Ultravision 40 Ex, todas encontradas na Suntek.

 

A vida útil das películas de alta performance, desde que bem instaladas e de marcas que prezem pela qualidade, é extensa. Por essas e outras razões, investir nesse tipo de aplicação em sua casa ou empresa tem uma relação custo-benefício muito mais satisfatória do que outras opções, como as cortinas.

Para tirar mais dúvidas sobre este assunto e conhecer o catálogo com as melhores películas do mercado brasileiro, entre em contato!