Window film e seu campeonato mundial

Pouco conhecido na América do Sul, mas é famoso em outras regiões

A International Window Film Conference and Tint-OffTM  é um grande evento que reúne diversos participantes dos mais variados, seja qual for o intuito. Apesar da competição, o intuito final da conferência é educativo. Compartilhar o conhecimento obtido no último ano com outras empresas e fornecedores é o mais interessante.

O evento em si atrai cerca de 150 à 200 competidores por edição. O campeonato oferece seminários e palestras com os grandes “figurões” do window film, renomados técnicos. Todo o ambiente estimula o profissionalismo e a realização de negócios. Gerentes, funcionário e lojistas participam de tudo que podem para no ano seguinte estarem a frente da concorrência.

A conferência se expande mais a cada ano. Os fabricantes são estimulados fortemente por esse evento e investem cada vez mais em estudos e matérias-primas. Novidade no mercado é o que não falta. Com o passar dos anos cada vez mais o ramo de window film avança para o aspecto da saúde, mas sem sair do quesito proteção.

Competição de window film

Em 2016 vários continentes contaram com representantes na competição. A América do Sul foi representada por 4 competidores brasileiros nas categorias automotivas e arquitetura. Ela aconteceu em Sant Antonio-Texas, teve a duração de 3 dias, que é o habitual. Foi um sucesso, mais de 50 stands com as melhores marcas do mundo.

No primeiro dia ocorreram reuniões entre competidores e juízes. No último ocorreu o encerramento, um grande evento de gala e show com banda ao vivo, e ainda os resultados da competição para anunciar os campeões.

Uma imagem ilustrativa do evento de gala da conferência
Ilustração do evento de gala da conferência

Em 2017 comemora 17 anos de existência e sucesso. O evento irá ocorrer nos de 4 a 6 de outubro em West Palm Beach, Flórida. O campeonato é extremamente rigoroso com relação às regras.

Na edição anterior aproximadamente 20-30 competidores canadenses da marca XPEL foram desclassificados por se atrasarem 3 minutos para uma reunião. A princípio parece uma decisão pesada, mas é o que mantém a seriedade e competência do evento.

Luta pela vitória

Apesar de toda a confraternização, há um certo “clima de guerra”. Todos querem vencer e levantar o caneco de campeão mundial. As marcas mais pesadas até oferecem bonificação extra no caso de seus participantes vencerem. Os prêmios variam entre 5 e 10 mil dólares para os campeões. A competição é tão acirrada que praticamente não há campeões que se repetem.